quinta-feira, 24 de maio de 2012

CHINESES VISITAM A FIERN


O presidente da Federação das Indústrias, Amaro Sales, recebeu nesta quarta-feira (23) à tarde, em seu gabinete, um grupo de empresários chineses interessado em conhecer as potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte.

Participaram do encontro George Zhang, presidente da Suzhou Oriental Smart Elevators (fabrica de elevadores da China) e sócio na montagem da fabrica da Windsor Elevadores no Brasil; Karim Antonios Khouri, sócio da Suzhou Oriental Smart Elevadores na montagem da fabrica da Windsor Elevadores no Brasil; e Amy Zhang, diretora da Suzhou Oriental Smart Elevadores (China).

Os chineses fazem parte do grupo Suzhou Oriental, especializado em elevadores e escadas rolantes, com sede na província chinesa de Jiangsu, próximo a Xangai. A comitiva veio acompanhada de Guozhen Shen e Luis Yao, que integram o corpo de assessores dos empresários.

Amaro Sales deu as boas vindas aos empresários, fez uma explanação sobre o trabalho do Sistema FIERN (FIERN, IEL, SESI e SENAI) e colocou a instituição para ajudar no que for necessário visando se instalar no Rio Grande do Norte.

Os chineses planejam instalar uma fábrica no Brasil e se mostraram propensos a avaliar as condições para investimento no estado. Além disso, pretendem se expandir para o mercado da América do Sul.
Os investidores se mostraram também interessados no setor de energia eólica, após saberem através do presidente da FIERN dos investimentos que estão sendo feito nessa área no estado.

Os empreendedores chineses cumpriram uma intensa programação em Natal ao longo do dia. Pela manhã, foram ao porto e participaram de uma reunião da Secretária de Desenvolvimento Econômico. À tarde estiveram com o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, na FECOMÉRCIO e, depois, na FIERN. A programação termina no Banco do Nordeste.

Fonte: http://www.fiern.org.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

CTGÁS-ER COMEMORA "10 ANOS" DE VIDA

O auditório do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, em Natal, ficou lotado nesta segunda-feira (14/05) para a comemoração dos dez anos da instituição que é fruto de um convênio entre o SENAI-RN e a Petrobras. Participaram da solenidade autoridades como a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, o vice-presidente da CNI, Flávio Azevedo, o gerente executivo da Petrobras, Ronaldo Assunção.

“Hoje é um dia de festa para todos nós. Recentemente, a presidenta da Petrobras, Graça Foster, disse que era apaixonada pelo CTGÁS-ER, que era como um filho para ela”, discursou Amaro Sales, lembrando o apoio que o Centro de Tecnologias vem recebendo também do atual presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga. O presidente da FIERN foi agraciado com placa comemorativa pela especial atenção dada ao Centro.

O evento foi prestigiado por dirigentes do Sistema FIERN, funcionários, professores e alunos do centro que é referência internacional e atualmente é comandado por Cândida Amália. A diretora executiva do CTGÁS-ER foi homenageada como a primeira mulher a dirigir a instituição. José Manoel de Aguiar Martins, ex-diretor do SENAI Nacional, recebeu uma placa de agradecimento. O diretor de tecnologias, Pedro Neto, recebeu congratulações pela sua dedicação como funcionário decano do Centro.

O ex-senador Fernando Bezerra também foi homenageado pelo importante trabalho exercido na presidência da Confederação Nacional da Indústria, que resultou na implantação do Centro de Tecnologias do Gás no Rio Grande do Norte, em detrimento de outros Estados produtores de petróleo e gás que pleiteavam sediar a instituição. Representado pelo filho Sílvio Bezerra, vice-presidente da FIERN, o esforço de Fernando foi reconhecido por todos os presentes na comemoração.

Flávio Azevedo, presidente do Conselho Superior do CTGÁS-ER, também recebeu uma placa de reconhecimento. “Quero agradecer o apoio absoluto de Amaro Sales. E quero prestar uma homenagem ao ex-senador e meu amigo Fernando Bezerra, principal responsável pela existência do CTGÁS-ER. Tenho uma profunda gratidão não só por ele ter conseguido os recursos, mas por ter resistido às pressões de quem não queria um centro de excelência como esse no RN”, falou Azevedo em nome da CNI.

 Durante as comemorações, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis inaugurou novos laboratórios metrológicos de qualidade do gás, pressão, temperatura, medição, vazão e manutenção de medidores. No encerramento da solenidade houve apresentação do coral da Petrobras e uma exposição fotográfica foi aberta para contar um pouco da história do CTGÁS-ER, já soma 39 mil matrículas em diversos cursos de capacitação técnica, além de consultorias, serviços e projetos de pesquisa.

Fonte: http://www.fiern.org.br






sexta-feira, 11 de maio de 2012

Período de matrículas nos cursos do Pronatec termina nesta sexta


O período para realizar as matrículas nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC), que se encerraria no dia 30 de abril foi estendido até esta sexta-feira (11).
Os alunos das escolas estaduais José Bezerra Cavalcanti, João Ferreira de Souza, Francisco de Assis Dias Ribeiro e Isabel Oscarlina Marques inscritos no Pronatec, devem se dirigir ao Senai de Santa Cruz até o fim do prazo para poder participar dos cursos oferecidos pelo programa.
Segundo a coordenadora pedagógica do Senai, Vilma Lúcia até a semana passada apenas 30% dos alunos compareceram para efetuar a matrícula.

“O Pronatec é um programa que está atendendo a jovens do Ensino Médio para qualificar esses jovens para o mercado de trabalho. É um programa do Governo Federal em parceria com as instituições de educação profissional”, explicou Vilma Lúcia.
Os cursos oferecidos pelo Pronatec em Santa Cruz são: costureiro industrial; operador de computação; eletricista de instalação de baixa tensão; mestre de obra; e mecânico de manutenção de máquina de costura industrial.

Serão formadas duas turmas para cada curso, com exceção do curso de informática, que abrirá três turmas, cada uma com vinte alunos. O Pronatec terá duração de 40, 50 e 75 dias conforme o curso escolhido. Pela manhã as aulas serão ministradas das 7h30 às 11h30, à tarde das 13h30 às 17h30; e à noite das 18h às 22h.
 Os alunos vão receber um kit com material didático, farda e lanche.